rio de mel cartaz.png

1ª ACÇÃO DE REFLORESTAÇÃO DE RIO DE MEL

Neste dia vamos plantar milhares de árvores autóctones numa aldeia da Serra da Estrela, Rio de Mel, que perdeu a maior parte das suas florestas no grande incêndio de 2017.



29 de Novembro de 2019 - Rio de Mel, Oliveira do Hospital


O nosso projecto recebeu o apoio do Fundo Recomeçar, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que nos ajudou a trabalhar o terreno, adquirir plantas e outros recursos necessários não só à instalação da floresta, mas acima de tudo, para a mantermos e para a gerirmos da melhor forma, para os anos vindouros!

Junte-se a nós neste evento, que é o primeiro de muitos, onde a reflorestação é o primeiro passo com vista à revitalização desta Aldeia dos Sonhos!



No próximo dia 29 de Novembro de 2019, vamos plantar floresta nativa, com vista ao restauro de uma área de 6 hectares, ardida há 2 anos, numa das mais emblemáticas aldeias da Serra da Estrela, com a ajuda de todos os que queiram ter um papel activo na paisagem!


Com o apoio recebido do Fundo Recomeçar, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, iniciamos assim o projecto e materializamos um sonho que tem vindo a ser desejado pela população, um Rio de Mel que volte a ser como era, uma aldeia rodeada de magníficas florestas e generosas nascentes que corriam água todo o ano, e onde se pescava peixe, há pouco mais de 50 anos atrás.

Assim, pretendemos com esta acção florestal dar início a um projecto que pretende restaurar a ecologia, a economia e a comunidade!


Este é o primeiro capítulo de um projecto integral com mais de 700Hectares, que pretende intervir em toda a bacia hidrográfica a montante da aldeia de Rio de Mel, e fomentar boas práticas regenerativas, na forma como pensamos, fazemos e mantemos floresta.


O Projecto Rio de Mel é apoiado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, pelo Município de Oliveira do Hospital, pela Associação Florestal Caule, pela Sonae Arauco e pela Terracrua Design.


Dia 29 de Novembro junte-se a nós, e vamos reflorestar Rio de Mel!

Inscrições para voluntários:

Email: info.riodemel@gmail.com


Material disponível:


Video sobre o projecto integral: https://www.youtube.com/watch?v=PYn-plXV0u8&t=93s

Página Facebook https://www.facebook.com/riodemelflorestal


Para mais informações contacte


Igor Costa (Promotor do evento & media)

Email: info.riodemel@gmail.com

Tlm.: 925604717



Sobre o planeamento da reflorestação:


Com vista ao restauro não só do que vemos, mas também na vida dos solos e nos ciclos da água e do carbono, este projecto foi desenvolvido pela Terracrua Design, para que o impacto desta plantação seja regenerativo, no que toca ao aumento da vida e fertilidade dos solos, e da hidratação da paisagem. As espécies escolhidas são especialmente vocacionadas para produção a médio/longo prazo, para que haja uma economia local mista e concreta, assim como foram escolhidas espécies de árvores e arbustos que cumprem funções de abrigo e alimento para a biodiversidade e suporte às espécies produtivas. De forma a evitar a erosão, o terreno foi preparado respeitando a forma da montanha e a dinâmica da chuva, assim como foi planeado um sistema de baixa manutenção, com a pastagem controlada por gado.

Pretende-se com este projecto trabalhar o restauro ecológico, assim como a envolvência social e a criação de economia local, porque os tempos assim o exigem...


Nuno Mamede Santos (Projecto Florestal)

Email: info@terracruadesign.com

Tlm.: 964296574